O flúor é um mineral que ajuda a prevenir cáries dentárias. Nas pastas de dente, ele é utilizado na forma de compostos como o fluoreto de sódio ou o fluoreto de estanho. No mercado ele é comercializado com até 1500 ppm de concentração nas pastas de dente.
O flúor de pasta de dente é capaz de reduzir a perda de mineral do esmalte de dente íntegro, ou ativar a reposição de mineral do dente com lesão de cárie. Exemplificando, o flúor aumenta em 2 vezes a capacidade da saliva repor mineral na superfície do esmalte desmineralizado.
O flúor é eficiente para ajudar a saliva a repor minerais perdidos pelo dente. Entretanto o efeito é parcial, sendo necessário uma boa regularidade da escovação uma vez que o flúor interfere na dinâmica do processo de cárie. Assim, ao mesmo tempo que a placa dental é removida com constância, diminuindo as chances de desenvolvimento da cárie, o flúor ajuda a saliva a repor as pequenas quantidades de minerais perdidas pelo dente.
1) Dentifrício fluoretado é importante não só para criança, como para adultos. Em acréscimo ele é fundamental para controlar tanto cárie de esmalte como de dentina.
2) Considerando que crianças menores que 6 anos de idade ingerem involuntariamente dentifrício quando escovam os dentes, elas devem ser supervisionadas durante a escovação para não engolirem a pasta.
3) A concentração de flúor de um dentifrício deve estar entre 1000-1500 ppm.
Fonte: CURY, JAIME A. Dentifrícios: como escolher e como indicar. Quintessence, v. 18, p. 1, 1987.