Atualmente a busca pela estética se tornou cada vez mais recorrente. A sociedade tem buscado o sorriso perfeito, através de dentes claros e alinhados, sendo estes considerados perfeitos pelos padrões de estética facial e dental.
Vários são os agentes clareadores disponíveis no mercado. Nos últimos anos tem se observado a utilização do carvão ativado com a promessa de clareamento dos dentes. A população vem sendo influenciada através da mídia e influenciadores digitais que incentivam as pessoas a fazer o uso deste material afirmando que é a forma mais rápida, fácil e barata de clarear os dentes. No entanto, o uso do carvão ativado como agente clareador não tem comprovação científica e a população não é informada sobre os malefícios da utilização recorrente de carvão ativado para a saúde bucal.
Quais são as consequências do seu uso?
- promovem o desgaste dos dentes e consequentemente a sensibilidade e dor dentária.
- Geram maior a acúmulo de placa bacteriana: O formato, estrutura e tamanho do carvão ativado o tornam bastante abrasivo ao esmalte do dente, o que torna a
superfície deste esmalte mais rugosa, facilitando um maior acúmulo de placa bacteriana.
- Irritação gengival: A abrasividade também pode irritar as gengivas e, em casos mais graves, levar a problemas como gengivite.
O indicado é procurar o seu cirurgião-dentista para uma correta avaliação das suas necessidades individuais de clareamento, para traçar um tratamento clareador seguro, eficaz e sem riscos.
Referência: DE MOURA, José Allysson; DE ALBUQUERQUE SILVA, Williany Maria; DE FRANÇA, Talita. Perigos do uso de carvão ativado para o clareamento dental. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e9111830558-e9111830558, 2022.