O trauma dentário pode ser representado desde uma pequena fratura do esmalte até a perda definitiva do elemento dentário. Alterações como perda de estrutura dentária, reabsorções radiculares e necrose pulpar, podem ser observadas nos indivíduos que sofreram trauma dentário.

Na maioria das vezes, são afetados os dentes da frente o que pode levar à incapacidade física, como dificuldade na mastigação, fonação ou ambos. Pode também proporcionar embaraço social e psicológico, como evitar sorrir, afetando o relacionamento social.

O que fazer se eu quebrar meu dente?

Se você quebrar parte do dente ou se seu dente cair por inteiro após algum tipo de trauma (queda, acidente, pancadas), aqui estão os passos recomendados:

1. Lave a boca com água abundante: Isso ajuda a limpar a área e a remover quaisquer partículas soltas.

2. Encontre o fragmento do dente: Se possível, recupere a parte quebrada e mantenha-a úmida. Coloque-a em um recipiente com leite gelado ou água gelada.

3. Caso o dente tenha caído inteiro: segure o dente pela coroa, evite encostar na raiz. Lave o dente por completo com soro e após limpo reposicione o dente na cavidade de onde ele saiu e mantenha-o pressionado. Procure um Cirurgião-dentista IMEDIATAMENTE.

4. Aplique compressa fria: Para reduzir o inchaço e o desconforto, aplique uma compressa fria na área externa da boca.

5. Evite alimentos duros ou pegajosos:  Até que você possa consultar um dentista, evite alimentos que possam piorar a situação.

6.  Procure um dentista imediatamente: É crucial que um profissional examine a situação o mais rápido possível para avaliar os danos e determinar o tratamento adequado.

Não espere muito para buscar atendimento, pois isso pode ajudar a preservar a estrutura do dente e prevenir complicações adicionais.

Referências:

TRAEBERT, Jefferson; CLAUDINO, Dikson. Epidemiologia do traumatismo dentário em crianças: a produção científica brasileira. Pesquisa brasileira em odontopediatria e clínica integrada, v. 12, n. 2, p. 263-272, 2012. MACENA, Maria Carolina Bandeira et al. Protocolo clínico de avaliação e conduta no traumatismo dentário. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 22, n. 2, p. 120-127, 2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *