Em 1997, foi introduzido no campo da ortodontia um novo sistema de terapia termoplástica com alinhadores transparentes, o sistema Invisalign®. Este sistema consiste numa série de alinhadores de poliuretano transparentes e removíveis, que o paciente usa sequencialmente para atingir o resultado esperado. É usado um software online (CAD/CAM) para planear o tratamento e, dessa forma, o ortodontista poder mostrar ao paciente os resultados futuros.
Os sistemas de alinhadores surgiram devido ao aumento da exigência estética do tratamento ortodôntico pelos pacientes.
Os pacientes tratados com alinhadores removíveis apresentam uma melhor saúde periodontal em comparação com os pacientes tratados com aparelhos fixos, uma vez que os alinhadores facilitam o processo de escovação e permitem o uso de fio dental e, como consequência, estes sistemas têm menos impacto na microbiota oral.
Segundo pesquisas, os pacientes tratados com o sistema Invisalign® sentem significativamente menos dor e poucos pacientes necessitam de recorrer a medicação analgésica para o seu alívio, o que leva a que estes pacientes tenham maior qualidade de vida. Em contrapartida, têm mais dificuldade na dicção, mas possuem uma capacidade ilimitada de mastigar. Este sistema não é necessariamente mais agradável, mas satisfaz as necessidades de consumo de alimentos, a ausência de ulcerações na mucosa, menos dor e maior saúde periodontal.
Vantagens:
• Esteticamente agradável
• Maior conforto em relação aos aparelhos metálicos convencionais
• Manutenção da saúde periodontal pela facilidade de higienização tanto do aparelho quanto dos dentes durante a escovação, já que se trata de um aparelho móvel.
• Menor risco de desenvolver ulcerações na mucosa, já que o invisalign não possui componentes metálicos.
Referência:
RIBEIRO, Daniela Fernanda de Sousa. Comparação do tratamento ortodôntico fixo com o Invisalign®: revisão narrativa. 2021.